Os OVNIs e as implicações da existência de vida extraterrestre

Compartilhe com a galáxia!
Tempo de leitura: 2 min.

Veja abaixo um artigo de cunho exclusivamente científico falando sobre a possibilidade de vida extraterrestre:

Há muitas opiniões e pontos de vista sobre a existência de vida extraterrestre e dos OVNIs neste vasto universo nosso.  Poderíamos ser os únicos seres inteligentes entre os bilhões de planetas que existem no universo?

O astrônomo, professor e escritor Jeffery Bennett discutiu uma variedade de formas com as quais o homem está procurando por vida no universo, inclusive com o SETI e com várias missões lançadas ao espaço, bem como as implicações que a vida extraterrestre apresenta para a humanidade.  Ele realçou três possibilidades quanto a questão de onde estaria a vida extraterrestre (muitas vezes referida como o Paradoxo de Fermi).

Uma possibilidade é a de que as civilizações inteligentes sejam muito incomuns, e que estejamos sós no universo.  Outra é a de que essas civilizações possam ter existido há milhões de anos, mas se destruíram antes de alcançarem a capacidade de viagem interestelar.

A terceira possibilidade é a de que a vida extraterrestre esteja lá fora e há uma civilização galáctica avançada, mas eles decidiram os ignorar.  “Essa é uma razão porque eu sou cético a respeito dos relatos de OVNIs, pois acho que se eles decidissem querer nos conhecer, eles seriam muito, mas muito óbvios quanto a isso“, comentou Bennett.

Bennett levantou a hipótese de como a vida extraterrestre poderia se parecer, e sugeriu que eles provavelmente compartilhariam perfis similares aos nosso, se eles também tivessem a destreza de construir uma nave, ou transporte interestelar.  Ele está entusiasmando sobre a Missão Kepler, que já descobriu mais de 1200 exoplanetas e isso somente nos primeiros meses de análise dos dados.  “Nos próximos anos a Missão Kepler irá descobrir milhares de planetas, muitos deles do tamanho da Terra, alguns deles em órbitas similares à da Terra.  Assim, estamos agora somente aprendendo pela primeira vez na história que planetas como o nosso realmente existem lá fora“, disse ele.

A Missão Cassini, que atualmente está orbitando Saturno, também impressionou Bennett, particularmente a aterrissagem da sonda Huygens em Titã, uma das luas daquele planeta; um feito que ele comparou com acertar uma moeda de dez centavos com um bala a 3000 quilômetros de distância.  Ele defende a criação de esforços internacionais no espaço e a exploração da Lua, não somente por razões orçamentárias, mas para demonstrar um espírito cooperativo entre os cidadãos de vários nações, que muitas vezes disputam entre si.

A vida alienígena

De acordo com a Wikipedia, a vida extraterrestre é definida como uma vida que não é originária da Terra.  Estas formas de vida hipotéticas vão desde simples bactérias até seres muito mais complexos do que nós humanos.

O desenvolvimento e teste da hipótese de vida extraterrestre é conhecido como exobiologia ou astrobiologia.  O termo astrobiologia inclui o estudo da vida na Terra, vista dentro de um contexto astronômico.  Muitos cientistas consideram a vida extraterrestre plausível, mas não há evidência conclusiva sobre sua existência.  Desde os meados do século XX, tem existido um esforço para procurar por sinais de vida extraterrestre, que vão desde rádios usados para detectar possíveis sinais extraterrestres, até telescópios usados para procurar por planetas extrasolares potencialmente habitáveis.  Isto também tem tido um papel enorme nos trabalhos de ficção científica.

n3m3

Fonte: kevingilmour.net

ciênciaovniOVNI Hojeufovida alienígenavida extraterrestre
Comentários não são disponíveis na versão AMP do site. (96)
Clique aqui para abrir versão normal do artigo e poder comentar.
  • joseafonsoazevedo

    SÓ SENDO MUITO IDIOTA PRA ACREDITAR QUE SÓ A TERRA É HABITADA NESSE VASTO UNIVERSO INIMAGINAVEL!

    • gassan

      Bom dia, José !

      Só prá complementar, gostaria de colocar o meu ponto de vista :

      Eu tenho plena convicção da existência de uma infinidade de civilizações espalhadas na nossa galáxia e nas bilhões de outras que abrangem nosso Universo. Acredito no grau elevadíssimo de várias civilizações e de outras que se encontram num patamar evolutivo igual ou inferior ao nosso.
      Mas sei também da enorme dificuldade que seria tentar uma comunicação direta com determinadas civilizações, não só pela distancia, mas pelos códigos utilizados por nós nesta tentativa de contato, que pode ser muito complexa.
      Primeiro, que os códigos usados pela raça humana para se estabelcer um diálogo, se aplicam de maneira exclusiva à nossa civilização, que possui signos culturais como a fala, os gestos e expressões( mãos , olhos, sorrisos, gírias, piadas, cinema, teatro, dança, etc ), que do ponto de vista de uma certa cultura alienígena não faz o menor sentido, pois a forma de expressão deles pode não ser linear como o nosso raciocínio, e possívelmente não utilizariam das cordas vocais
      para aquilo que convencionamos chamar de comunicação.
      E mais : aquilo que convencionamos ser lógico, exato e científico,para concluirmos qualquer racicínio, pode não valer absolutamente nada para algumas destas culturas interplanetárias.
      Por isso acredito que se conseguirmos algum sinal através de um sinal de rádio enviado por nossas antenas, nem eles , nem nós conseguiríamos detectar se o que está sendo recebido por ambos é alguma forma de comunicação, pois um ruído qualquer e banal, que nos parece aleatório poderia vir a ser uma forma de comunicação e jamais saberíamos, passando despercebido.
      A não ser que esta civilização seja semelhante à nossa e de alguma maneira consiga decifrar os codigos da civilização humana.
      Portanto, na minha opinião devemos ser suficientemente humildes para assumir que não somos donos da verdade e arriscar dizer que é impossível aos olhos da ciencia humana.
      Nós não conhecemos e dominamos totalmente as leis da física na Terra ou no Universo para afirmarmos isso com arrogancia.
      É impossível hoje, para nós pelos limites tecnológicos inerentes à nossa época e cultura, mas é provável que não o seja para muitos povos de outras galáxias.

      • Lucas Lima

        Boa noite Gassan,
        Não sou nenhum especialista no assunto comunicação por ondas de rádio, mas pelo que sei as ondas de rádio podem sim ser detectado por qualquer civilização que tenha uma tecnologia disponível para intercepta-lo, podem até não interpretar, mas é possível sim verificar se a sequencia de codificação do rádio foi emitida por uma civilização ou se é uma simples sequencia de rádio emitido por algum corpo do espaço.
        As ondas de rádio emitidos podem ter uma sequencia aleatória do tipo: 1928384756, está sequencia não segue um padrão, logo ela não foi emitida por alguma civilização, mas se houver uma sequencia logica do tipo: 1234 ou repetições 55555, subentende-se que foi gerado por algum dispositivo que tenha um mínimo de tecnologia para gerar esta sequencia de caracteres. Utilizei a numeração decimal apenas para demonstração, pois a tecnologia alienígena pode emitir outro tipo de codificação que não seja conhecida por nós…

      • Lucas Lima

        Lembrando também que é possível manter comunicação com qualquer civilização alienígena, através de equações físicas e matemáticas, já que são linguagens universais que impõem regras de norte a sul no nosso universo.
        Só precisaríamos ter o conhecimento suficiente para interpretar suas complexas equações e vice-versa.

  • vander

    como eu ja disse antes aqui! os ets é que não querem aparecer! e a gente, pobres mortais” não podemos fazer nada! essa é a verdade! eles mesmo que se omitem

    • Arnak

      Como se omitem ? dizem que ele já estão no meio de nós… as vezes aquele vizinho estranho seu ou até sua namorada pode ser um reptiliano.

      kkkk já pensou ?

      • vander

        não! a pobre é feinha! mais não é parecida com um et” rsrsrsrs

  • wesleyrod12

    No meu pensamento é quase impossível, mas de vez em quando me faço uma pergunta.
    E se realmente estivermos sozinhos ?
    Minha resposta é sempre a mesma, se estivermos sozinhos a humanidade está perdida.
    Mas não pensem que não acredito em Ets, na verdade acredito e muito, não sabem como torço todos os dias para que apareçam logo.
    Ainda há esperança para nós.

    • ricardo

      Esse é um dos motivos que os mantem afastados…se eles chegassem hoje, metade da população os veriam como salvadores, como vc wesleyrod12. A outra metade os veriam como demonios. Enquanto não resolvermos nossos proprios problemas eles continuarão afastados.

  • AF

    O que faz alguém presumir que alienígenas mais tecnológicos que nós seriam óbvios?
    .
    Alguém tem que explicar que não existe necessariamente relação entre o que esperamos e o que alienígenas esperam. Se o universo não é homogêneo então porque os ets seriam previsíveis?
    .

    • Lissão

      AF, se eles nos visitam, significa que tem tecnologia superior a nossa, mas se pensarmos em outras raças, que também estão isoladas em seus sistemas como nós, aí sim, podem estar no mesmo patamar ou até pior que os humanos, tecnologicamente falando. Concordo qdo diz sobre o que esperamos e o que os alienígenas esperam. Alguns pesquisadores se equivocam como este da matéria:

      “Essa é uma razão porque eu sou cético a respeito dos relatos de OVNIs, pois acho que se eles decidissem querer nos conhecer, eles seriam muito, mas muito óbvios quanto a isso“, comentou Bennett

      ele partiu de um princípio lógico pessoal, como se os e.t.s pensassem como ele…é um grande equívoco isso!!!

  • Gabriel Lobo

    Além das 3 possibilidades apresentadas, tenho mais uma: a de que existiu uma parte avançada da civilização no passado remoto e, vendo que a parte menos desenvolvida acabaria com a vida, provocou desastres e até por que não, se enterraram na terra, o que explicaria os vários avistamentos de ovnis que saem do oceano.
    Explicaria até, talvez, aquele vídeo do meteoro da Rússia, onde se percebe que algo passou pelo mesmo antes que explodisse, teria sido uma tentativa bem sucedida de evitar que este meteoro caísse em algum lugar que prejudicasse a vida intraterrena….
    Não sei se é muita viagem minha, mas pode ser uma possibilidade.

  • serlon

    alguns motivos que levam os ETS a não fazer contato com nos: o ser humano por si só ja polui e denigre o planeta.cada pessoa produz diariamente por volta de 1a1,5 litros de gases, e em media 150 gramas de fezes.a média de vida do Brasileiro em 2012 foi de 74 anos,imagine essa quantidade de merda indo para os rios e a de gases indo para a atimosfera!vocês acham que os ETS vam querer fazer contato com bando de cagão como nós! kkkkkkkkkkk

    • orion c.

      Com essa me caguei rindo hahahaha.

  • Pleidiana

    A realidade extraterrestre é inegável! Não precisamos dizer pra vocês:: OLÁ TERRAQUEOS! Seus céticos tontos egocêntricos… Aceitem a ideia de que existe algo além de suas tolas observações! Vocês serão mais felizes!

    • Hannah

      Pleidiana disse: “(…) Não precisamos dizer pra vocês:: OLÁ TERRAQUEOS! Seus céticos tontos egocêntricos…(…)”
      .

      É mesmo?! Uau, uma ET em pessoa veio aqui nos dizer o que “não há necessidade de”!
      .

      Agora podemos finalmente ser felizes! Oh! *-*

      • Cris

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        .
        Perfeito!

        • Lua Pequena

          Oi Cris querida !
          Tudo bem ?
          Beijos !

          • Cris

            Oiiiii amiga!!! 🙂
            .
            Está tudo ótimo! e com vc querida? Como está seu pai?
            .
            Bjussssssssssss

            • Lua Pequena

              Se a moderação permitir…….
              Está bem!
              Vai se submeter a uma nova cirurgia na segunda-feira.
              Torço pra que tudo dê certo.
              Beijos amiga. Vou mimir.
              Boa noite querida !

              • Cris

                Vai dar sim, amiga!!! 🙂
                .
                Boa noite querida!
                .
                Bjusssssssssssssss

                • GOLIMAR

                  KKKKKKKKKKKKKKKKK
                  MINHA FADINHA…
                  ARCHO ENGRASSADO PRA CARAMBA, OCÊ E A LUA, DUAS MUIÉ FORMADAS, BUNITONAS CUM PAPO DE MENININHAS…KKKKKKKKKKK
                  OI AMIIIIGAAAAA…TUDIO BEM QUERIIIDAAAA…OCÊ VAI NO SHOW DO RESTAAAART…KKKKKKKKKKKKKKKKKK
                  UM BEIJÃO PRA OCÊ CRIS, MINHA FADA-MISS.

                  • Cris

                    Meu amor! 🙂
                    .
                    Tá com ciúmes é???? kkkkkkkkkk
                    .
                    Quem disse que não somos menininhas??? heheheheh
                    .
                    Bjusssssssssssssss

                    • Lua Pequena

                      Bom dia Cris !
                      Mesmo velhinhas , nós seremos sempre jovens, pois só o corpo envelhece. Nosso espírito parece que não sabe disso, pois continua sempre jovem.
                      E é o que sempre seremos, JOVENS DE ESPÍRITO!
                      Beijos !

                    • Lua Pequena

                      Estou respondendo aqui, pois no outro comentário não há omo responder.
                      Golimar, se você não existisse teria de ser inventado. No alto dos seus 97 anos, credo ! Não sabia que você era primo do Matusalém .Mas se o divino permitir, você chegará aos 120 aninhos. E detalhe, sem rugas e sem cabelos brancos. Cheio de disposição pra namorar a Luma e fazer alguns golimarzinhos.
                      Beijos querido.
                      Você é de maiiiiiiiiissssssss !

                  • Lua Pequena

                    Bom dia Golimar !
                    Eu, no alto dos meus 54 aninhos, me considero uma menininha sim , mas por dentro. Às vezes me olho no espelho e não me reconheço. Penso que seja o reflexo de uma outra pessoa. Sabe por que ? Porque a imagem é de uma mulher de meia idade, cheia de rugas e cabelos brancos, mas o interior não acompanhou o exterior, parou nos 35 anos. É assim que me sinto por dentro.Com 35 anos , mas cabeça ( experiência )de 54 . Golimar, nós só compreendemos as coisas quando passamos por elas.Hoje sei, perfeitamente, que o que envelhece é o corpo, pois o espírito continua bem jovem.
                    PS: A minha filha tem quinze anos e adora o Restart.
                    Beijão , caríssimo , estimado e grande meninão, Golimar!

                    • GOLIMAR

                      LUAZINHA…ESTIOU RINDO A BEÇA AQUI…SE NUM FOSSE PELO HUMOR…EU NUS MEUS 97 ANOS – KKKKKKKK – JÁ PIRAVA. E ÓIA QUE VÔ CHEGÁ NOS 100 FAZENDO…POPÓ – KKKKKKKKKKKKKKK
                      MAS Ó…FALA PRA SUA FIA SAIR DO LADO NEGRO DA FORSSA…MANDA ELA ORVIR UMAS ANTIGAS DO ROBERTO…SABE? SENÃO ELA VAI CRESCER TRAUMATIZADA PUR CONTA DESSE TAR RESTART QUE É UMA PUT@ FARTA DE SACANÁGI…
                      DISPOIS QUE EU VI O VÍDIO TIVE UMA CRISE DE RISO DE PARAR NU HOSPITAR…KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
                      https://www.youtube.com/watch?v=-_o6vLFNRqs

              • Cris

                Estou respondendo aqui pq lá não tem mais espeço… hehehehe
                .
                Isso aí querida!!! Isso mesmo! 🙂
                .
                Mas, acho que ele estava só brincando… pq ele tb é um molecão de alma!
                .
                Bjusssssssssssssss

                • Lua Pequena

                  Boa noite Cris !
                  Esse Golimar não existe !
                  É um grande menininho !
                  Que bom que ele está nesse blog. Diria mesmo, que ele é uma atração indispensável por aqui !
                  Beijão !

                  • Cris

                    Com certeza Lua!!! 🙂
                    .
                    Adoro seu humor simples, porém inteligente!
                    .
                    Golimar nós te amamos!!!
                    .
                    Bjusssssssssssss

        • Luiz Rasiel

          Nossa, como a falta de um português adequado pode estragar uma frase que seria interessante…

          • Cris

            Por acaso escrevi a palavra — perfeito—- errado?
            .
            Num tô entendendo!
            .
            Quer saber vc não entendeu nada! nem o que a Hannah disse!
            .
            Aff

          • vulgo07

            ….como escrever algo impertinente e fora de contexto pode estragar um belo momento em que se podia ficar CALADO…

            • Luiz Rasiel

              Concordo!

      • Lua Pequena

        Boa noite Hannah !
        Você é terrrrrrriiiiiiiiiiiiivel !
        Ainda bem que me considero sua amiga !
        Beijos !

        • Hannah

          😉

  • FFernandes

    Manter boa moderação para este Fator é simplesmente não descartar esta possibilidade de existência pois o Universo é para nosso conhecimento como infinito…

  • Sirius

    Na terceira hipótese, Bennett referiu-se à possibilidade da existência de uma civilização avançada, mas que decidiu nos ignorar.
    O problema deste tipo de conclusões científicas é que não têm em conta a questão espiritual. Já tenho falado disto aqui várias vezes, mas me sinto como uma voz que “brada no deserto”.
    Meus amigos, tudo está ser preparado, passo-a-passo. Por detrás do “palco”, movem-se as “peças”, como numa partida de Xadrez. Já passamos pela abertura e o meio-jogo, agora estamos no final, perto do xeque-mate…

    • Leafarh

      Cada um com sua opinião, mas você não pode afirmar que não temos em conta a questão espiritual, eu sou Ateu graças a Deus, e posso dizer que talvez eles nos ignoram por acreditar em um Deus que nos fez sob semelhança dele. Não há nada que ligue espiritualidade com evolução. Entenda, não afirmo que vc esta errado e eu estou certo. Apenas estou mostrando por outra ótica. Sou ateu e respeito os que seguem outra filosofia espiritual diferente da minha.

      • ish-ash

        Concordo com Sirius. Creio em uma realidade espiritual e que, em minha concepção, tudo que estamos vivendo e representando aqui, seja apenas um reflexo de uma realidade já existente, ou seja, um “clone” ajustado de uma outra realidade (dimensional, paralelo ou espiritual), para preencher e dar formas de vida a nossa realidade e dela sub-julgar-las. É um pouco distante de nosso presente raciocínio e também, um pensamento entre mil e outros que devemos levar em consideração até nos aproximarmos do exato.
        E há sim a possibilidade de sermos únicos nessa realidade.

    • Francis

      Olá Stanley!!
      Essa reportagem foi pouco divulgada e comentada e pelo que parece foi discutida somente pela TV local.
      Seria interessante saber o que diz o entrevistado!
      Abraços!!

  • emsj

    Qual seria o motivo para uma civilização milhões de anos mais avançada em relação aos humanos não aparecer?
    Não interferir no nosso desenvolvimento natural.
    Mesmo com milhões de anos de desenvolvimento tecnológico talvez seja realmente impossível viajar pelo espaço.
    Talvez sejamos tão insignificantes para eles que nem fazem questão de se comunicar.(alguém aí já tentou se comunicar com uma formiga?).

    • Johnny

      No Senai os Fiapos (novatos) são obrigados a matar formigas no grito!!!!
      Vai saber… rsrs

  • Sezaru

    Desde o início da história humana a humanidade tem contatos com seres extraterrestres que deixaram ensinamentos em livros sagrados.

    .

    Pessoas como Jeffery Bennett precisam ter conhecimentos que óvnis e extraterrestres está fortemente ligado á assuntos de sigilo militar.

    .

    Quando a verdade for revelada vai ter muita gente se sentindo irada e ingênua.

  • Maharet

    Em relação a formiga,alguns já tentaram sim, e que dó, que dó, o final foi triste. Quanto a civilizações fora da terra,não acredito muito nesse papo star trek de primeira diretriz.Continuo a achar o que grande erro é pensar baseado em nossos conceitos para deduzir o eles pensam, simplesmente não temos dados suficientes para tais deduções.

  • Ayrton Cavalo

    Acho que os ets não querem interferir aqui, pois iriam fazer um estrago na humanidade atual, o eles querem é continuar as abduções e cruzar os céus do mundo. Se assim fosse já teriam vindo aqui e para dizer: é terraqueos estamos aqui no seu planeta, tiram seus recursos minerais, abduzindo as pessoas, mutilando os animais, provocando um acidente de avião aqui e ali, infernizado o seus sonhos, tudo em nome da nossa sobrevivência, mais sem matar ninguém e nem destruir nada.

  • Ayrton Cavalo

    Retificando acima, matam o animais sim, os humanos não foram muitos, mais destroem nos recursos naturais também se assim o fizerem.

  • Marcelino S. de Melo

    Uma tese plausível: Acredito que um contato oficial com ETS seria regido por uma Lei Universal aplicada a todos as inteligências do em evolução no Universo a Lei do Livre Arbítrio, pois vejamos: Se um contato oficial com os governos e entidades religiosas constituídas de modo considerado legítimo pelos diversos povos do nosso planeta já tenha ocorrido, e se esses representantes governamentais decidiram por nós que não aceitaria uma aparição pública dos visitantes perante os seus governados em escala mundial os ETS obedecendo as diretrizes da Lei do Livre Arbítrio tiveram que aceitar as condições. Uma única maneira de ocorrer uma mudança significativa neste cenário seria se a própria população mundial em sua maioria exigisse a verdade sobre os visitantes extraterrenos e solicitasse sua intervenção e isso nunca ocorreu nos últimos 65 anos de Ufologia, iniciativas tímidas começaram a ser feitas para pressionar os governos mais isso dos últimos 15 anos para cá, por isso acho que não houve uma grande aparição pública nossos governantes até hoje não querem e a população em sua maioria não se opõe a isso. Eles sendo mais evoluídos que nós, jamais usariam da força ou fariam uma intervenção súbita contrariando a vontade de nossos governos ou do suposto “Governo Mundial”. Resumindo: Quanto as abduções considero que havendo várias raças nos visitando algumas fizeram acordos sigilosos com os governos para tais “sequestros” e outras simplesmente entram e saem daqui sem dar satisfações. Os mais avançados que queriam mudanças e oferecerem auxílio em nossas questões ambientais e de sustentabilidade foram dispensados pelo sistema interessado na exploração dos recursos naturais e nos lucros disso em nome de um falso progresso. Me reporto há década de 50 em minha tese.

    • serlon

      lei do livre arbitrio marcelino?ETS obedecendo a diretrizez e leis? eles sendo mais evoluidos que nós se sujeitando as atrocidades de governos e ignorando o fragelo de milhões,isso contradis a evolução.nós que ainda não atingimos esta evolução quando vemos um animalzinho sendo maltratado intervimos.seres evoluidos não precisa leis,eles ja tem conciência do certo e errado,do bem e mal.esses ETS não querem é nada com nós,ou entáo eles não são nada daquilo que pensamos.

      • Marcelino S. de Melo

        A lei do livre arbítrio a nível cósmico diz que não se pode interferir na trajetória evolutiva de seres inteligentes e autoconscientes passando por cima do direito de cada consciência decidir e edificar seu próprio destino, Seria mais ou menos assim queremos auxiliar não querem nossa ajuda preferindo se autodestruírem e destruírem a vida em seu planeta problema de vocês. Vamos passear sob suas cabeças sem interferir em nada, sacou? O livre arbítrio é mal explicado e mal entendido por muitos, infelizmente. Eva decidiu comer do fruto proibido não? A decisão não foi da serpente foi? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        • Marcelino S. de Melo

          Ninguém salva ninguém meu caro.

          • Marcelino S. de Melo

            “Cada povo têm o governo que merece”

        • serlon

          o livre arbitrio é o juizo livre,é a capacidade de escolha pela vontade humana entre o bem e o mal , o certo e o errado.ele é uma crença religiosa ou uma proposta filosófica que defende que a pessoa tem o poder de decidir suas ações e pensamento segundo seu próprio desejo e crença. as escolhas que fazemos na vida são mesmo nossas. mas será que são do conciente ?um abraço.

          • Marcelino S. de Melo

            No princípio da jornada evolutiva onde ainda se conserva matrizes psíquicas fortemente elaboradas a partir de instintos primitivos adormecidos em nosso ser e que são inerentes a nossa condição de animais racionais, somos seres influenciados por toda uma herança genética ancestral e também somos dominados por reflexos condicionados ou impulsos que encontram sua origem no “porão” do subconsciente, isso dá razão a sua pergunta.Será que somos seres conscientes??? Daí o velho conselho: “Conhece-te a ti mesmo”. Acredito que o auto-conhecimento faz parte do processo evolutivo do psiquismo de um ser racional, por isso penso que quanto mais evoluído um ser mais desenvolvidas são suas faculdades mentais ou psíquicas. O que quis dizer é que seres supostamente superiores aos seres humanos, jamais resolveriam por completo os enormes problemas e desafios da existência humana pois é tarefa que nos cabe executar pleo nosso próprio esforços. Eles nada nos dariam sem exigir o mínimo de dedicação e vontade de nossa parte. Não seriam “Salvacionistas” mas sábios a ensinar o que precisamos aprender para nos tornamos mais concientes de quem somos, e qual o nosso papel no Universo. Acho que já ocorreu um contato sim com alguns governos e instituições, mas enquanto eles ofereceram auxílio para uma revolução da consciência em nossa humanidade, um verdadeiro salto evolutivo para um nível superior de autoconsciência, os EUA e seus aliados só pensavam em suas tecnologias para fins escusos. Um abraço Serlon

            • serlon

              ok marcelino, um abraço.

  • Ricardo90

    Eu acredito que existe uma civilização do tipo 4 por ai algures no universo e foram eles que nós deram o tal “empurrão”.pois se não fossem eles não passaríamos de meros macacos a comer bananas,a tirar bichos das costas e a trepar árvores .Uma coisa que eu gostaria de partilhar com as pessoas que já caíram na realidade,essa tal civilização pode nem sequer habitar num planeta (pois talvez tenham gasto todos os seus recursos) podem talvez serem nómadas ,habitar talvez num planeta artificial ( tipo uma nave),e talvez por isso não consigamos detecta los!

    • serlon

      civilização do tipo 4? nos deram um empurrão? nos deram um tombo! e até hoje não nos lenvantou.

  • Ayrton Cavalo

    Assistam esse video “Luzes no Céu” documentário completo

    Através de relatos de um físico, um ufólogo, uma historiadora e um curioso pesquisador, o documentário desvenda a ufologia no Brasil e no Mundo, através dos relatos dos entrevistados. A ufologia na Religião, História, Cinema e o caso de Varginha são alguns dentre os vários assuntos abordados.

    http://youtu.be/kBqK5I5kdJI

  • Nelsomn

    Se existirem, são muito superior a nós.

  • fran

    Já penso que eles, decididamente, existem mas, não interessamos a eles.
    Se eles chegam até nosso planeta, devem chegar a tantos outros(planetas), também e, quem sabe, até se comuniquem frequentemente e se visitem entre eles.
    Acho que somos apenas rota. Eles passam por aqui. Como se passa em algum ponto da estrada para chegar a um destino final. E, talvez, o fato de perceberem que aqui existe vida, mexe com a curiosidade deles. Talvez, no Universo, existam civilizações bem mais atrasadas que a nossa mas, estes que por aqui são constatados, certamente, são bem mais adiantados. Até pelo fato de viajarem pelo espaço, coisa que está difícil de resolver aqui na Terra. Mas, não creio nessas coisas de que eles estejam constantemente nos vigiando (isso é mania de perseguição) ou, que estejam preocupados em nos proteger ou em nos atacar para levar nossa água, nossos minerais, nossa alma.
    Creio que eles existam. Assim como nós existimos. Com tecnologia e conhecimento mais atrasado ou mais adiantado. E, creio que eles, eventualmente, apareçam por aqui. Mas, não creio que sejamos alvo de sua busca.

  • emsj

    Uma coisa é certa: se existe vida fora da Terra, ela terá que vir até nós porque com nossa tecnologia vai ser difícil chegar até ela. Se no passado eles nos visitaram abertamente, porque não o fazem agora? Se objetivo deles fosse dominar a Terra ou extrair minério, já teriam feito, somos muito frágeis, um simples vírus da gripe modificado daria fim aos humanos e deixaria o caminho livre. E outro problema: podemos até conseguir provar no futuro a existência da vida fora da Terra, mas provar sua inexistência é impossível, desse modo, a dúvida permanecerá até que alguém decida revelar a verdade.

    • Sezaru

      Eu acho que eles já fizeram quase tudo que tinha que ser feito, e agora a humanidade caminha por conta própria, escolhendo alguns ensinamentos pra levarem adiante e outros para serem descartados.

      .

      O risco de ataques extraterrestres é alto, os alienígenas do passado já causaram milhares de mortes porque simplesmente eles não gostam da natureza humana, e isso pode ocorrer em um futuro bem próximo.

      .

      Vale notar que existem também outras raças alienígenas que podem querer guerrear conosco por causa das riquezas deste planeta que vivemos. Imagine um planeta que começou a ter problemas sérios e eles descobriram que a Terra é o único planeta onde eles podem conseguir o que precisam. Eles poderiam negociar sua tecnologia conosco em troca do que precisam deste planeta, ou simplesmente nos invadir e pegar o que precisam sem dar satisfação nenhuma para nós. Existem vários relatos de seres alienígenas que não tem as mesmas emoções que nós seres humanos, ou seja, eles podem agir sem compaixão, sem dó e nem piedade.

      .

      Quanto ao vírus isso poderia destruir a humanidade se fossem séculos atrás, atualmente ainda pode causar eliminação de uma grande parte da humanidade, mas a humanidade já tem uma noção básica de organização e eliminação de vírus.

  • Hannah

    Ainda que eu esteja logada, não consigo comentar neste blog hj, não sei porque motivo… 🙁

    • Hannah

      Ih! Consegui! 0.O.!

  • TiagoTK

    Eles não estão entre nós só agora, eles sempre estiveram. Mas porque não se mostram?

    1-Eles se mostram sim, mas só para alguns. Mas porque, são especiais essas pessoas que ele escolheram pra se mostrar?
    (A)-Não, são pessoas como eu e você, mas com uma maturidade emocional maior, tem mais auto-controle.
    (B)-Acredito que menos de 10% da raça humana tem força pra segurar um baque desses, e ter que rever nossos conceitos, quase que começar do zero novamente. Infelizmente a maioria de nós é muito “selvagem” querendo ou não somos muito “macacos” ainda, guerreamos por território, não sabemos se comportar nessa casa bacana(Terra).
    (C)-Acredito que quando alguem consegue ver ou filmar um disco ou ver um E.T, é de propósito, para ver nossa reação, se continuamos muito alienados a respeitos de nós e do que nos cerca.
    (D)Outra coisa, somos hostis ou não?Somos sim!
    Qual é a primeira ordem ao ver um objeto voador não identificado se comportando de maneira estra, “interceptar” não é? Derruba primeiro e pergunta depois.
    —————————————————————————————————
    tem uma matéria que gosto de ver, pra comparar mas ou menos nosso estado “consciência”.
    Assistam o vídeo e reflitam http://christianpedro.blogspot.com.br/2011/07/uma-tribo-indigena-que-nunca-teve.html
    Dá pra nos “enxergar” no lugar daqueles índios.
    —————————————————————————————-
    Óbvio, que tudo o que eu disse a cima, é só reflexão pra acalmar minha mente, pode estar turo errado, ou amanhã eu estar pensando totalmente o diferente. Pois como eu sempre digo, usar a mente humana pra explicar ações extraterrestres é muito COMPLICADO, ou melhor, quase impossível!
    ———————————————————————————————-
    Que eles se mostrem, ta na hora dessa criançada(nós)levar uns tapas na bunda pra ver se acorda!

    • EnteHumano

      Nós parecemos formigas, em algum remoto formigueiro dentro de uma floresta longínqua, discutindo se realmente existem “Seres Humanos”!
      Umas defendendo fervorosamente que eles não existem, pois nunca os viram…
      Outras afirmando que a “Terra” é muito grande para só existirem as formigas como seres “pensantes”…
      Outras ainda, acreditando que em breve virá o “Formigão Supremo”, aquele que criou toda a “Terra” e deu origem à primeira formiga…
      Um dia, um cinegrafista da National Geographic recebe a incumbência de fazer filmagens sobre a “vida em um formigueiro” (a equipe é só ele mesmo, pois a empresa não quer mobilizar uma estrutura maior para o trabalho, afinal, são apenas formigas). Ele monta seu equipamento próximo ao formigueiro, instala até algumas microcâmeras presas à longas hastes de metal e as introduz no formigueiro.
      Algumas formigas mais atentas percebem que coisas estranhas estão acontecendo no formigueiro e ao redor… Mas a maioria está muito envolvida no trabalho diário (que lhes fornece o sustento) e por isso nem percebe “os sinais”. As que perceberam acabam sendo rechaçadas pelas demais e até taxadas como loucas.
      Findo o trabalho do cinegrafista, ele recolhe o seu equipamento e vai embora.
      Dias depois, já em casa, o cinegrafista começa a se lembrar do seu trabalho… Ele está deitado pronto para dormir, mas o sono não vem, então ele passa a “viajar” na vida das formigas. Seus pensamentos vagueiam por inúmeros aspectos da vida delas e ele começa a dialogar consigo mesmo: O que aconteceria se eu soubesse falar a língua das formigas e me comunicasse com elas? Acho que isso criaria uma tremenda bagunça no formigueiro. Será que elas estariam dispostas a aprender algo comigo? Não creio, criaturas que só vivem trabalhando e que nem perceberam a minha presença não devem estar interessadas em aprender algo… Além do mais, como eu explicaria para elas o meu trabalho… o meu mundo…
      Ah, vou parar com estes pensamentos bestas! Amanhã tenho que acordar cedo para trabalhar com o pessoal da edição para finalizarmos o material para o documentário.
      Um fraterno abraço à todas as “formigas”.

  • Observador

    O contato já se deu conosco em diversas ocasiões, já ultrapassando as centenas deles, sem que a mídia não tivesse dado sequer alguma atenção a estes fatos, passados, ou mesmo presentes.

    Desta maneira, não faz parte do consciente coletivo essas experiências, fato este que nos retém a síndrome de piu piu, ou seja, nunca acreditamos ter visto um gatinho, e sempre achamos que vimos o felino, como o personagem do desenho animado.

    Quanto aos governos, estes controlam todo aparato científico, além de comandar os rumos da mídia em geral, ou seja, TV, rádio, Internet, periódicos, revistas ou qualquer outro meio de comunicação de massa.

    Por este motivo, somos tolhidos de tudo que possa nos levar a nos opor ao cordão do bola preta ou ao BBB 13, mantendo esses maníacos sociopatas no poder, conservando a maior parte dos recursos naturais ou não, em detrimento da fome, vida e morte de bilhões de indivíduos.

    A comunidade universal não se opõe ao fato de maneira contundente, simplesmente porque sabem que este momento é pertinente e nossa evolução e amadurecimento das nossas emoções, assim como uma criança cai e se levanta para aprender a andar, a violência e o egoísmo são fruto do crescimento humano, e assim, não será interrompido senão por nós mesmos.

    Rememoro inclusive que o egoísmo pode ser facilmente indicado como uma sentimento capaz de permitir a proliferação da espécie humana, no início dos tempos, já que manter sua alimentação retida em sua caverna para subsidiar a sua família, pode ter sido um dos elementos que permitem a nossa conversa aqui hoje.

    Outrossim, fica evidente que algumas atitudes, sentimentos e reações que hoje reprovamos, foram responsáveis pela nossa sociedade atual, e precisam ser burilados e substituídos com o tempo, para que assim a humanidade alcance um ponto de maturidade ideal para conviver com os estrangeiros.

    Poucos conseguiriam conviver com seres que evoluíram sob forma de répteis ou energia, sem forma ou com forma diferente ao extremo da humana, não teríamos, penso eu, capacidade de gerir tecnologia infinita, conhecer elementos e possibilidades sem que os sentimentos de auto destruição não aflorassem em sua capacidade máxima, ameaçando não somente essa raça, mas todo universo.

    Haverá um contato gradual, verdadeiro e benéfico, mas precisamos nos cuidar, já que esperamos um intervenção divina, mas o tempo agora está contra nós.

    Fraterno abraço nos amigos.

    • EnteHumano

      Belo e eloquente comentário Observador!
      Parabéns.
      Um fraterno abraço.

    • averaldo carneiro de araújo

      é isso mesmo, este é o estado lamentável do homem na terra ja estamos neste planeta a quase 10 mil anos e veja as filas de automoveis que os seres humanos terráqueos prescisam para se locomover em quanto que em outros planetas eles simplismente deslizam sem nenhum atrito enquanto morremos antes mesmo de completar 50 anos na maioria das vezes, os ets tem vida eterna enquanto hoje eles se alimentam de energia nos temos que comer uma tonelada por ano pra nos manter vivos.

    • xuxuzinha

      balão meteorológi…. pera!

  • JoaoTuga

    Na minha opinião é claro que existe vida para além deste minúsculo ponto no meio do Universo, a que nós chamamos Planeta Terra.
    Acham que é possivel e lógico, sermos a única forma de vida no Universo onde se estima que existem bilhões de galáxias observáveis, imaginem então o que existe ainda mais para lá do que pode ser observado. Mas ainda há pessoas que acreditam que somos únicos neste pontinho azul.
    Isto leva-me a outros pensamentos tais como, quem criou o Universo com os planetas e tudo o que existe em seu redor, com tempos sincronizados e adequados para que a vida continue sempre a existir?; Quem inventou os materiais que nós utilizamos no dia a dia, não foi o homem de certeza absoluta, porque o homem não inventa materiais ele apenas transforma materiais que existem na Terra (ex: para fazer um carro ele transforma vários materiais para esse fim, não os inventa.)?; Quem nos criou a nós que por fora não somos iguais, mas por dentro temos todos o mesmo sistema de funcionamento?;
    Podia estar aqui horas a fazer estas perguntas, para as quais eu também não tenho resposta, mas que me fazem pensar muito.
    Nós nascemos, crescemos e morremos obedecendo a regras impostas pelos governos, que começam desde a escola primária a manipular-nos, e continuam porque nós temos de trabalhar arduamente para receber uma recompensa mínima para sobreviver e continuar a trabalhar até à velhice. E se não existisse dinheiro, será que havia tantas guerras, fome, pobreza, corrupção…etc. Na minha humilde opinião a resposta é: -Não.
    Por isso venha quem vier, dizer que não existe vida para além do nosso Planeta não me vai convencer.
    Os governos só funcionam por interesses para beneficio próprio, por isso todos os cientistas tem de obedecer a protócolos impostos através dos governos, e assim nos vão tentando fazer desacreditar do que é óbvio.
    Tenho esperança que tudo em breve mude, para que possamos saber a nossa verdadeira história que tem tantas pontas soltas, mas que vão sempre tentado tapá-las arranjado desculpas esfarrapadas.

    Abraços.

  • gassan

    Eu tenho plena convicção da existência de uma infinidade de civilizações espalhadas na nossa galáxia e nas bilhões de outras que abrangem nosso Universo. Acredito no grau elevadíssimo de várias civilizações e de outras que se encontram num patamar evolutivo igual ou inferior ao nosso.
    Mas sei também da enorme dificuldade que seria tentar uma comunicação direta com determinadas civilizações, não só pela distancia, mas pelos códigos utilizados por nós nesta tentativa de contato, que pode ser muito complexa.
    Primeiro, que os códigos usados pela raça humana para se estabelcer um diálogo, se aplicam de maneira exclusiva à nossa civilização, que possui signos culturais como a fala, os gestos e expressões( mãos , olhos, sorrisos, gírias, piadas, cinema, teatro, dança, etc ), que do ponto de vista de uma certa cultura alienígena não faz o menor sentido, pois a forma de expressão deles pode não ser linear como o nosso raciocínio, e possívelmente não utilizariam das cordas vocais
    para aquilo que convencionamos chamar de comunicação.
    E mais : aquilo que convencionamos ser lógico, exato e científico,para concluirmos qualquer racicínio, pode não valer absolutamente nada para algumas destas culturas interplanetárias.
    Por isso acredito que se conseguirmos algum sinal através de um sinal de rádio enviado por nossas antenas, nem eles , nem nós conseguiríamos detectar se o que está sendo recebido por ambos é alguma forma de comunicação, pois um ruído qualquer e banal, que nos parece aleatório poderia vir a ser uma forma de comunicação e jamais saberíamos, passando despercebido.
    A não ser que esta civilização seja semelhante à nossa e de alguma maneira consiga decifrar os codigos da civilização humana.
    Portanto, na minha opinião devemos ser suficientemente humildes para assumir que não somos donos da verdade e arriscar dizer que é impossível aos olhos da ciencia humana.
    Nós não conhecemos e dominamos totalmente as leis da física na Terra ou no Universo para afirmarmos isso com arrogancia.
    É impossível hoje, para nós pelos limites tecnológicos inerentes à nossa época e cultura, mas é provável que não o seja para muitos povos de outras galáxias.

    • fran

      É isso gassan.

      Um exemplo seria o ‘disco de ouro” das Voyager que encerram informações de como decifrar as mensagens, gravadas por meios analógicos, a fim acessar fotos e sons da Terra.
      Ora, a tecnologia com que esses discos foram feitos e gravados e, mesmo a mensagem, são genuínas da Terra. Quem pode garantir que sejam entendidas por outra civilização?
      As Pioner, também, levaram inscrições. Mas, quem pode dizer que essas inscrições representem algo, que não para os humanos?

      A Voyager I, que se encontra na heliosheath, atualmente, se for avistada e revistada por outra civilização, não significará que sejamos localizados e reconhecidos com precisão.

  • Ricardo Miguel J Zanin

    Com certeza ha mundos mais adiantados que nos, e estamos bem proximos de um contato definitivo

  • Jonga

    Quero deixar aqui outra forma de pensarmos na existência dos ET’s, ver abaixo uma matéria que descobri na internet.
    Deste texto abaixo vocês irão gostar!!! Precisa tem a mente aberta e gostar de Física Quântica… Rsss

    MUDANÇA DE PARADIGMA

    Apesar de nosso país – possivelmente por sua extensão –, ser um dos mais visitados pelos OVNIs, a França, os EUA e a Bélgica (países do primeiro mundo) demonstraram sempre estar na frente em matéria de pesquisas, teses e monografias. Alguns pesquisadores depois de razoável evolução chegaram a mudar de idéia (como podemos perceber na ciência carteziana) quanto a maioria das origens alienígenas. Um deles, muito conhecido no meio, demonstra nitidamente sua mudança de idéia em seu livro “Confrontos”. Trata-se do não menos renomado e inacessível ufólogo, também astrofísico, Jacques Vallé. Ele a princípio, aceitava a vinda desses seres como provindos de mundos alienígenas. Atualmente aceita o fato de que seriam de algures mas possivelmente de dimensões paralelas próximas de nós. Afinal todos evoluímos e possivelmente possamos mudar de opinião. O que dizer de uma ciência que ainda engatinha em seu berço. Não fossem as barreiras econômicas e intelectuais que enfrentamos ainda nos defrontaríamos com outros problemas.
    Aliás, a origem desses tripulantes de OVNIs é uma incógnita que repercute há muito nos meios ufológicos. Neste artigo não nos preocuparemos com a origem mas com o porque e como eles possivelmente agem. Longe de ser a resposta final, mas apenas uma modesta opinião sobre as muitas vertentes que abalam a opinião pública e que intrigam os pesquisadores.

    Penso que entender inteligências alienígenas não seja tão simples como possa parecer. Apesar de nossa evolução tecnológica, até o momento mal compreendemos a inteligência humana ou mesmo de animais de laboratório, quiça a de alienígenas desprovidos de ética, moral e costumes como estamos acostumados. Mesmo nossos valores humanos são constantemente discutíveis visto que permanecem em uma balança que ora tende para um lado, ora para outro dependendo da conveniência temporal (econômica, política etc). Essa conveniência demonstra que hoje não é possível “roubar” ou “matar”, mas em época de guerra o ponto de vista se modifica. Nesse caso eu diria que a necessidade seria a mãe da imperfeição.
    A falta e lógica em atitudes ou comportamentos por parte dos tripulantes dos OVNIs, sempre é e será questionada por críticos ou ufófilos questionadores. Esses últimos, aproveitam dessa ‘ilógica humana’ para tentar malograr a veracidade de alguns casos. O tema é difícil e muito discutível.

    O USO DA IMAGINAÇÃO SE FAZ NECESSÁRIO

    De qualquer forma costumo convidar o leitor a expandir seus horizontes para que através da imaginação consiga visualizar o que pretendemos demonstrar aqui. Se não se interessar em fazê-lo, então não há como estudar o fenômeno, pois mesmo a ciência cartesiana que predomina atualmente inicia-se na imaginação para formular suas teorias. Isso não pode ser negado, pois é um fato.

    As constantes visitas desses seres vêm demonstrar um lógico interesse por nossa raça terráquea. Seus costumeiros exames, observações e mutilações, são uma incógnita que muitas vezes perturba o pesquisador mais afoito ou menos informado. Afinal porque “eles” vêm constantemente fazer a mesma coisa já há muito tempo? Muitos pesquisadores alegam que o trabalho dos aliens seria o de observar a evolução de nossa raça, outros que estariam buscando uma forma de voltarem a se reproduzir, pois são produtos clonados. Alguns acreditam que temos uma profunda ligação genética com “eles” e que nosso planeta não seria mais do que um enorme laboratório alienígena (do ponto de vista deles é claro!). Talvez todos estejam corretos, talvez nenhum! Esse é nosso profundo dilema. Em todas as nossas ciências trabalhamos com suposições, hipóteses e teorias que podem ser refutadas. A verdade, como gostariam alguns, não existe! É um conceito humano. Temos o costume social de achar que tudo deve ter um significado lógico, pender para um lado ou para outro, direita ou esquerda, preto ou branco, certo ou errado. Mas, e se não for assim? Nosso costumes não são necessariamente os costumes de inteligências algures. Nem o poderiam! Aceitar a vida lá fora é uma coisa, agora, querer que ela seja exatamente igual a nossa permitindo um entendimento lógico e formal entre ambos, como nos demonstram os filmes de ficção científica, é muito diferente. Não é apenas o conceito de linguagem que está em evidência. Mas o conceito de sentido de linguagem, símbolos que não são universais. Até para uma comunicação telepática, supondo-se que ela seja aceitável, seria limitada no entendimento, visto que muita coisa que foi inventada pelo homem não o foi necessariamente por eles. Muito do que temos ou do que fazemos com certeza não teria sentido para uma inteligência alienígena. Como exemplo podemos citar o esporte (futebol, carnaval, beisebol ou futebol americano); a religião, a economia, etc. Seria uma lista interminável de coisas, que o homem inventou à medida que evoluiu em alguns aspectos.
    Dentro dessa evolução, surgiram várias formas de pensamento que revolucionaram a história do homem influenciando mentes ou idéias. Algumas delas mesmo fazendo parte da maioria dominante, pensaram que nem todas as respostas estavam embutidas ali.

    A CIÊNCIA DA COMPLEXIDADE

    Para muitos, a partir da década de 90, o físico americano Frijof Capra teria revolucionado a história das ciências. Para outros seria Edgar Morin. Eles surgiram com conceitos de idéias que já vinham sendo amadurecidas por outros pensadores. Seus conceitos derrubaram tabus que vinham impregnando nosso conhecimento. Com o livro de Capra: “Ponto de Mutação” editado no Brasil pela Pensamento e também lançado em vídeo nas bancas, mexeu com as estruturas até então dominantes, deixando muitos físicos teóricos (até hoje) de cabelo em pé.

    Em sua obra “A Teia da Vida” de 1996, Capra, nos lembra que Sidney Brenner, um dos principais biólogos moleculares, realizou em 1970 comentários reflexivos, colocando dúvidas e questionamentos científicos em evidência que ainda não foram totalmente compreendidos. Considerou também que as respostas a esses questionamentos deveriam ser buscadas em outra linguagem. Esta nova linguagem que Brenner sugeria, recebeu diferentes denominações: “(…) ’teoria dos sistemas dinâmicos’, ‘teoria da complexidade’, ‘dinâmica não-linear’, ‘dinâmica de rede’ (…)” (p. 19).
    Essa teoria nos propõe uma mudança de paradigma, na qual a visão de mundo mecanicista passa a uma visão de mundo ecológica, uma visão unificada da mente, matéria e vida.

    As soluções dos problemas ou respostas aos questionamentos de Brenner, estariam interligados a outros, formando o que Capra denomina de problemas sistêmicos, demonstrando que as soluções não podem ser encontradas isoladamente. Sugere também que as soluções só poderão ser encontradas se mudarmos nossas percepções, pensamentos e valores. Essas soluções devem ser “sustentáveis”, ou seja, satisfazer necessidades sem diminuir as perspectivas de gerações futuras.

    Essa visão de mundo holística, concebe o mundo como um todo integrado e não mais como partes separadas. Também denomina de visão ecológica e considera a visão holística menos ampla que a ecológica. Na realidade, o autor encara a visão ecológica com uma visão geral do todo, absorvendo nela a visão holística, que na verdade, faz parte dela. Seu exemplo de uma bicicleta é muito bem colocado. Enquanto a visão holística consegue ver a bicicleta como um conjunto de peças interligadas, para que estas trabalhem em conjunto, a visão ecológica também vê as peças inter-relacionadas, mas somando-se aos motivos pelas quais elas foram feitas, por quem foram feitas, como foram feitas, de que material foram feitas, etc, ou seja, é mais completa!

    Nesse aspecto e segundo Joseph Allen Hynek, a ufologia estaria visualizando apenas os abduzidos, OVNIs, casos e conspirações como peças avulsas de um enorme quebra cabeças.
    No entanto, a biologia mecanicista já trazia em seu bojo novas descobertas, questionamentos que iriam facilitar o surgimento da ‘biologia organísmica’ ou ‘organicismo’. Aqui também surgiu o vitalismo [1], que durante muitos anos disputou seu lugar na ciência com o mecanicismo.
    Os Vitalistas acreditavam que uma força, entidade ou campo não físico, deveria ser acrescentada à física e à química, para que seres vivos pudessem ser devidamente compreendidos. Já os biólogos organísmicos por sua vez, afirmavam que tais respostas estariam sim nas “relações desorganizadoras” e seria através delas que se compreenderia a vida.

    O embriologista alemão Hans Driesch realizou uma descoberta revolucionária que se opunha à visão da biologia mecanicista. Destruiu uma das células reprodutoras de um ouriço-do-mar, quando esta estava em processo de meiose (divisão de célula no momento de reprodução), e percebeu que a célula restante também continuava seu papel, reproduzindo ao final do ciclo um novo ser – de tamanho reduzido, mas completo. Das células desses seres menores, Driesch repetiu o experimento e a reprodução da segunda geração voltou a se refazer, como da primeira vez. Diferentes das máquinas, os organismos vivos conseguem regenerar suas partes.

    A NANOTECNOLOGIA E OS UFOS

    O mais próximo que o homem chegou até o momento ainda está no campo da especulação teórica. Trata-se da nanotecnologia [2] onde se propõe a invenção do ‘Montador Universal’:

    É uma máquina molecular que constrói máquinas moleculares. Guiado por um nanocomputador e programado com fitas de computador moleculares, um montador usará moléculas como matéria-prima e as transformará em estruturas úteis. (…) o montador será para o processamento de matéria o que o computador é para o processamento de dados: um dispositivo genérico que fará tudo que for programado. (…) dentro dos limites da física e da química, um montador será capaz de construir quase tudo. (LAMPTON, 1994, p. 28-29).

    A princípio a nanotecnologia pode ser visualizada em filmes de ficção científica como as séries televisivas de Jornada nas Estrelas (os alienígenas Borgs usam a nanotecnologia).
    Retornando mais um pouco no tempo, mais precisamente, no início do século XX, os biólogos organísmicos, através de Ross Harrison mudaram o termo função para organização, denotando-se aqui uma mudança do pensamento mecanicista para o pensamento sistêmico. O bioquímico Lawrence Henderson foi o pioneiro na criação do termo “sistema”, que pode ser adotado tanto para organismos vivos, quanto para sistemas sociais.
    Desse ponto em diante, Capra coloca que surge o “pensamento sistêmico” que compreende um contexto de um todo maior. Sistema, deriva do grego synhistanai (“colocar junto”).
    O biólogo Joseph Woodger, chama a atenção para uma rede de sistemas que estão interligados, onde cada sistema forma um todo e esse último faz parte de um todo maior. São sistemas vivos vivendo dentro de sistemas vivos.

    Os níveis de complexidade diferenciam-se à medida que descemos um nível. O sabor doce, não existe no nível atômico onde as moléculas de carbono, de oxigênio e nitrogênio o constituem. Também a temperatura não terá significado no nível de átomos e assim por diante.
    As propriedades essenciais de um organismo são propriedades do todo e não estão presentes em apenas uma parte. Elas surgem através das interrelações das partes. Se isolamos uma parte, destruímos as propriedades essenciais de um organismo. Na década de 20 o filósofo C. D. Broad, denomina essas propriedades de “propriedades emergentes”. O pensamento sistêmico é contextual, ou seja, as propriedades das partes só serão compreendidas a partir de uma organização do todo e isso é o oposto do pensamento analítico, que acredita que o todo pode ser compreendido analisando suas partes:
    O pensamento sistêmico, que entende por sistema tanto um organismo como um sistema social ou um ecossistema, vê a realidade a partir de relações e integração. Dá ênfase aos princípios básicos de organização, pois vê os sistemas como totalidades integradas, que só podem ser entendidas a partir de relações, conexões, contextualização.” (GOMES, 2000).

    Segundo a autora, deve-se pensar em termos de rede de relações, pois sistemas não são estruturas rígidas, apesar de demonstrarem alguma estabilidade. As relações ou redes sistêmicas se realimentam, pois são sistemas abertos.
    Ora! A complexidade ainda é uma ciência nova que está sendo estudada e analisada por vários cientistas. Nem todos a aceitam, como aliás nem todos aceitaram com facilidade muitas teorias no passado que ainda hoje são questionadas por alguns.

    ALIENS UTILIZANDO A COMPLEXIDADE

    Se com nossa tecnologia avançada e mentes brilhantes, ainda temos muito o que descobrir ou inventar, imaginem uma raça alienígena que poderia estar milhares, ou milhões de anos a nossa frente. Confesso que fica até difícil imaginar, pois mal conseguimos digerir e compreender nossas descobertas tão atrasadas em comparação às manobras dos OVNIs e suas intenções desconhecidas. Se algum grupo de alienígenas mais evoluído não apenas compreende ou aceita a complexidade, mas a domina a ponto de manipular o que chamamos de destino (que para Capra seria teoria sistêmica) modificando sutilmente alguns fatos imperceptíveis ou abduzindo algumas pessoas chaves de forma que, a história evolutiva corra de acordo com planos traçados, ou supostamente elaborados adiantadamente. Esse domínio do conhecimento através da teoria sistêmica também seria apenas uma parte de um todo maior que poderia incluir para nós coisas ainda impensáveis que estariam interligadas como uma rede. Planos prevendo conseqüências adjacentes buscando o aprimoramento de raças ou seja lá o que for. Marionetes sendo manipuladas? Talvez, mas não no sentido de controle absoluto e sim no sentido de controle sutil a ponto de moldar de uma maneira ou de outra sem afetar nossa consciência, a nossa história. Enquanto ufólogos estariam sempre batendo na mesma tecla por anos a fio tentando provar a existência de visitantes alienígenas, estes por sua vez estariam cumprindo seu papel no jogo da teoria sistêmica alienígena, fazendo exatamente o que fora planejado. O que talvez modifique esse jogo seja a humanidade se dar conta do que vem ocorrendo ao seu redor. Aprender, compreender e também saber manejar a teoria sistêmica, para não depender mais de interferência alienígena se é que esse também não seja um dos propósitos, seria nosso papel. Se não o que faríamos? Sentar e deixar a vida correr, fingir que nada acontece e continuar a viver indiferente do que ocorre lá fora, ou admitir uma realidade que possa fazer parte de nossas vidas queiramos ou não? Prefiro a última. Pelo menos não finjo falsidade humanitária (ou falsidade ideológica?).

    Longe da perfeição, o homem ainda não é capaz de imitar a natureza. De qualquer forma ciências especulativas para os humanos já seriam dominadas por seres tecnologicamente superiores e poderiam já estar sendo utilizadas por eles. Já sabe-se que muitos abduzidos carregam em seus corpos minúsculos implantes que denominamos chips. Esses chips, por sua vez poderiam ser apenas um indício de que estaríamos realizando exatamente o que almejam, ou seja, descobri-los, pois sua tecnologia poderia há muito ter alcançado o que teorizamos utilizando para seus propósitos nanotecnologia invisível a nosso olhos ou equipamentos de detecção e não chips detectáveis ou enormes apesar de minúsculos. Também poderiam ser utilizados para a confecção dos OVNIs o que segundo as testemunhas abduzidas, explicaria a aparente ausência de equipamentos dentro desses objetos, os cantos arredondados, a falta de parafusos, a luminosidade vinda do nada ou do todo (saindo das paredes) etc.

    De qualquer forma mesmo que eles estejam utilizando a Teoria Sistêmica e mesmo que a humanidade alcance tal conhecimento, ainda assim é possível que Capra tenha razão quando coloca que a Teoria Sistêmica almeja um todo, incluindo aqui o conhecimento dos alienígenas e o nosso, onde mais uma vez todos sejamos peças interligadas de uma enorme e infindável rede de interligações.

    Na ótica da teoria sistêmica os organismos vivos, mesmo que simples, como uma bactéria ou uma ameba, possuem a aptidão de perceber mudanças no ambiente, denotando cognição que “(…) inclui a linguagem, o pensamento conceitual e todos os outros atributos da consciência humana. No entanto, a concepção geral é muito mais ampla e não envolve necessariamente o pensar.“ (CAPRA, 1996, p. 145).

    A autoconsciência é uma propriedade exclusiva desenvolvida nos animais superiores particularmente na mente humana. Porém sendo a mente um modelo de organização, a consciência pode estar presente até em uma simples célula. Naturalmente que existem aqui diferenças de complexidade. Nesse raciocínio existe uma mente coletiva ou consciência coletiva que seria um aspecto da Consciência Cósmica.

    ATRATORES – ABDUZIDOS E CONTATADOS

    Mas como ficariam os abduzidos e contatados nessa história? Na teoria Sistêmica, um termo que seria adequado às pessoas que de alguma forma interferem ou influenciam na opinião pública – mesmo que sutilmente – poderiam ser chamados de atratores, ou atratores estranhos. Eles nos permitem perceber a distinção entre comportamento caótico e comportamento aleatório. Os atratores são estados nos quais o sistema, dependendo de suas propriedades, eventualmente se fixa. Lewin em seu livro “Complexidade – A Vida no Limite do Caos” de 1994, exemplifica um atrator comparando uma pessoa solta em um mar virtual onde existem vários redemoinhos, ou atratores, que levariam a pessoa aleatoriamente para uma determinada direção, influenciada naturalmente por vários fatores.

    (…) Os atratores estranhos (caóticos) são formas geradas a partir do caos, que é determinista e padronizado, embora aparentemente desorganizado. Quer dizer: embora um sistema caótico seja governado por equações determinísticas (…), é impossível prever com exatidão onde a trajetória do atrator passará, porque os sistemas caóticos apresentam uma extrema sensibilidade às condições iniciais, porque pequenas mudanças no início do sistema geram mudanças em grande escala (metáfora do efeito borboleta [3] descoberto pelo metereologista Edward Lorenz, na década de 60), porque nunca daremos conta de todas as condições iniciais. (GOMES, 2000).

    Nesse caso os atratores estranhos poderiam ser os abduzidos e contatados que sem querer, ou mesmo sem ter consciência disso, realizam modificações aparentemente aleatórias, mas de alguma importância para os alienígenas, no desenvolvimento de nossa história. Atualmente para nós, essas mudanças são imperceptíveis mas, como o bater de asas da borboleta na somatória das inter-relações o resultado final pode ser de grandes proporções.

    Assim sendo, chegamos a conclusão que alguns alienígenas poderiam estar utilizando nanotecnologia e a manipulação da teoria sistêmica através de atratores estranhos para alcançar algum fim. Esse fim cabe a nós imaginarmos como seria, pois o instrumento necessário já está a nossa disposição. Só precisamos descobrir como faze-lo…

    Referências Bibliográficas

    1. CAPRA, Fritjof. A teia da vida. São Paulo: Cultrix, 1996.

    2. GOMES, Iria Zanoni. Caos e complexidade. Curso ciência e consciência: paradigmas contemporâneos e as mudanças nas relações pessoais, sociais e com a natureza. Curitiba, 2000.

    3. _________. Pensamento cartesiano x crise de percepção. Curso ciência e consciência: paradigmas contemporâneos e as mudanças nas relações pessoais, sociais e com a natureza. Curitiba, 2000.

    4. LAMPTON, Christopher. Divertindo-se com nanotecnologia – construindo máquinas a partir de átomos. Rio de Janeiro: Berkeley, 1994.

    5. LEWIN, Roger. Complexidade – A vida no limite do caos. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

    Por: David Muniz
    http://www.confidencialinfo.net/2013/01/a-complexidade-e-os-ufos.html

    • fran

      putz…..

      não teria sido só colocar o link?

      • serlon

        kkkkkkkk eiiiita preguiça de ler.

      • Hannah

        Eu até entendo a boa vontade de nos mostrar algo que, para quem expõe, seja considerado importante, mas este tipo de medida não é nada prática, e sim cansativa.
        .

        Costumo “passar batido” de comentários longos…

      • Sarah Connor

        ZzzzZzzzZ 😛

  • Pastor Murdock

    Pessoal é o seguinte.
    Até o mês de agosto haverá o anuncio da existencia de vida extraterrestre em Titã. Um relatorio já foi enviado ao Presidente Obama e o anuncio será feito na ONU.
    Mais adiante informarei as fontes… E aos que não acreditam gravem isso.
    Agosto de 2013.

    • serlon

      ta bom!agora me conta a do papagaio.

    • Roinuj

      Isso seria interessante,tomara q vc esteja certo =)

      Abço

    • Sarah Connor

      Eu acho que o Inri Cristo ganha o conclave…

    • Ben Soussan

      [ … ] e o anuncio sera feito na ONU … [ A voz que vem do mais profundo do Ocidenta da Europa fara o ” anuncio ” ] … 2013 a porta da eternidade, o primeiro ano do resto da eternidade [ … ]

      • Cris

        Começou… :/

        • Pastor Murdock

          Cris, você tem um sorriso lindo.
          Parabéns por sua beleza!

          • Cris

            Nossa Pastor… Obrigada! 😀
            .
            Estou lisonjeada…
            .
            Bjussssssssssssssss

      • GOLIMAR

        CARÍSSIMUS IRMÃOS…

        • Lua Pequena

          KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK!
          Rachei de rir!
          Abraços !

  • Ayrton Cavalo

    Alguém aparece e diz que vai acontecer alguma coisa e não acontece nada, isso vem acontecendo algum tempo, mais que não acrescenta nada, sabem por quê ninguém sabe nada, ou sabem muito mais não tem interesse em divulgar a não ser que informação vaze, ai é outra história. Não acredito que aja alguém nesse planeta de alguma informação sobre os ets do que alguns órgãos do governo americano, Agências Espaciais, Força Aérea Americana, Área 51, Otan, Norad, Onu, ministério da defesa, CIA, FBI, NASA, fora isso os únicos que podem dizer alguma coisa são os próprios Ets.

  • Luiz Ferreira

    Boa Noite; Alguem ai ja tentou manter um dialogo com um cachorro, ou com papagaio.
    Se tentou persebeu que não consegiu né, Pois é pode ser que uma sivilização superior tente comunicar com a nossa e não cosegue, ou vice e versa.
    Mas tem um porem a comunicação em formato digital ocorre por dois digitos sempre (0 e 1), mas hoje se alguem vier tentar comunicar via cod Morse, poucas pessoa iam entender, inclusive eu.
    Agora eu sei que existe alguma coisa fora de nossa compreesão. Tenho um sobrinho que viu algumas luzes se acenderem numa seguencia ficou um instante e apagou, não tem nenhuma esplicação logica para este caso, então eu acredito que tem alguma coisa ocupando quase o mesmo espaço nosso, é como se dizer o Invisivel esta ao nosso lado.

    Obrigado.

  • AF

    Segundo os estudos de ufólogos de renome os contatos seguem padrões. O que significa dizer que em razão de haver mais recursos da parte dos alienígenas, a probabilidade de serem os alienígenas a escolherem os contatados é bem maior e de forma não é aleatória. Dizer que “acontece com todo mundo e de qualquer jeito” é uma afirmação precipitada e falsa. Eles seguem padrões específicos de suas missões iguais aos astronautas e alguns contatam por família, outros pessoas mais preparadas, outros pelo impacto social. Entretanto, indícios aponta que existem perfis e personalidades humanas previamente propícias para estarem no lugar certo na hora certa para certos encontros e eles sabem disso.
    .
    Da outra vez apareceu um maluco me refutando que acontecia com qualquer um, mas não é assim de forma nenhuma. Da parte dos humanos sempre é enganoso e faz parecer que um sujeito qualquer “Tropeçou” com eles no caminho sem querer mas tende a ser o contrário, até porque há uma quantidade enorme de governantes e chefes que não estão preparados para completar uma missão infiltrativa com sucesso. Os eliens estão usando uma fronteira porosa para penetrar no tecido social.

    • jefe50cents

      Hoje é festa lá com ET, pode aparecê, vai rola bund@ lelê……